Results for 'Márcio Anatole da Souza Romeiro'

994 found
Order:
  1.  2
    Resenha do livro: BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.Márcio Souza Gonçalves, Yuri Garcia & Thayz Guimarães Gonçalves - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Experiência religiosa.Waldir Souza, Marcia Regina Chizini Chemin & Márcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 21 (64):216414-216414.
    Seres humanos têm necessidade perene de encontrar respostas significativas para a sua vida: as respostas implicam a espiritualidade/religiosidade/religião e as experiências culturais. Nesse contexto objetiva-se discutir na perspectiva ético-fenomenológica a atuação pública das pessoas que detêm conhecimento teológico em vista de colaborar para a vida na sociedade plural do século XXI. A literatura escolhida para pensar crítico-reflexivamente a questão tem base fenomenológica, teológico-moral, e a perspectiva pública da Teologia. Observa-se que medo e culpabilidade estão ligados às “falsas imagens” de Deus; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pósmodernidade.David Costa de Souza, Juciane dos Santos Cavalheiro & Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):60-82.
    RESUMO O presente estudo analisa a narrativa de Milton Hatoum utilizando como corpus as crônicas “Um sonhador” e “Margens secas da cidade”. Objetiva problematizar as características discursivas e estéticas da criação literária de Hatoum, a partir da perspectiva dialógica proposta por Mikhail Bakhtin, explorando, no discurso artístico-literário do escritor amazonense, as posições axiológicas refratadas em sua narrativa. Relaciona ainda a perspectiva epistemológica de Boaventura Santos acerca do desperdício da experiência social na modernidade/pós-modernidade, discutindo a crítica ao paradigma da racionalidade atual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Monoliteísmo: um conceito de Deus em 2001 Uma Odisseia no Espaço.Vitor Chaves de Souza & Marcio Cappelli Aló Lopes - forthcoming - Horizonte:206108-206108.
    O artigo articulará a temática do dossiê _Religião e Cinema_ no gênero da ficção científica. Para isso, propõe-se uma reflexão acerca de um conceito de Deus em _2001 Uma Odisseia no Espaço_ a partir de uma declaração do diretor Stanley Kubrick. O trabalho mostrará, inicialmente, um fundo de reflexão comum tanto para a religião quanto para a ficção científica. Uma narrativa cuja realização se dá num evento maior distingue-se, no filme, da confessionalidade religiosa, encontrando, a despeito da tecnologia e da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  53
    Crónica.Lúcio Craveiro Da Sitva, José Antônio de C. R. De Souza, Alfredo Dinis, B. F., António Melo, Barros Dias, Ângelo Alves, João Vila-Chã, Joaquim Domingues, Roque Cabral, Jorge Neves & F. Gama Caeiro - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):301 - 320.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Os paradoxos entre a democracia E o dizer-verdadeiro.Márcio Alves da Fonseca - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (32):17.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. 'América Latina’: Ao Serviço da Colonização ou da Descolonização?José Ramón Fabelo Corzo - 2017 - Revista Rascunhos Culturais 5 (15):289-318.
    Se realiza una investigación documentada sobre el contenido semántico del concepto "América Latina" en sus orígenes y en su evolución posterior. Se muestra que en sus inicios el concepto tuvo un significado emancipador y descolonizador en el uso que de él hicieron Francisco Bilbao y José María Torres Caicedo. Luego fue utilizado con propósitos recolonizadores en los marcos de la invasión napoleónica a México, a partir de lo cual mantuvo esa polisemia colonizadora-descolonizadora. A propósito de lo anterior el libro realiza (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Parresia e confissão: uma genealogia do sujeito moderno.Salma Tannus Muchail & Márcio Alves da Fonseca - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Etat et culture au brésil.Marcio Souza - 2004 - Iris 27:263-273.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  28
    Escrita, subjetividade e tecnologia de comunicação.Márcio Souza Gonçalves - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):34-47.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Meios de Comunicação e Mentes.Márcio Souza Gonçalves & Ericson Telles Saint Clair - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    Novalis e Pessoa: lucidez poética e reflexão onírica.Cláudia Souza & Márcio Susuki - 2015 - Revista Filosófica de Coimbra 24 (47):9-26.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da vanguarda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  4
    Regras de interpretação a partir da leitura realista-normativista de Chiassoni da teoria pura de Hans Kelsen.Rubin Assis da Silveira Souza - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A hipótese da existência de transições na obra deKelsen tornou-se um dos grandes temas entre os especialistas da sua filosofia e teoria jurídica, especialmente no que se refere ao processo decisório. Dois campos antagônicos formaram-se a partir dessa ideia de ruptura e transição entre suas obras: o normativista (focado nos primeiros trabalhos do autor) versus o realista (fundamentado a partir da segunda edição da Teoria pura do direito e da Teoria geral das normas). Perluigi Chiassoni defende, entretanto, uma leitura realista-normativista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    A psicologia de Evágrio Pôntico: o caminho da práxis.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha & Marcus Vinicius de Souza Nunes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):274-283.
    Os escritos de Evágrio Pôntico, monge do século IV, embora não constituindo um sistema filosófico, são de capital importância para compreendermos o desenvolvimento da cultura ocidental. No presente trabalho, todavia, operamos um corte epistemológico diferente. Buscamos na sua obra Tratado Prático, primeira parte de uma trilogia de teologia espiritual, elementos de uma doutrina psicológica que, é o que pretendemos demonstrar, se constitui em verdadeira terapêutica. Assim, exploramos alguns conceitos fundamentais dessa obra, tais como os de impassibilidade, de pensamentos passionais, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Bibliotecários Em Hospitais: O Olhar Crítico e Humanístico da Profissão.Márcio da Silva Finamor & Clóvis Ricardo Montenegro de Lima - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):86-108.
    Mostra uma perspectiva crítica e humanística da profissão do bibliotecário. Utilizando a abordagem da teoria dos sistemas do sociólogo Niklas Luhmann, uma vez que as organizações de saúde são consideradas complexas, o que nos permitiu entender as contradições e dificuldade das relações e trazer para esse ambiente ambíguo pressupostos da teoria discursiva, do agir comunicativo e humanístico com base no filósofo Jürgen Habermas como uma forma especial de conceber ações comunicativas e discursivas dentro deste ambiente restrito. Conclui-se que as perspectivas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Relações e aproximações entre competência em informação e inclusão digital.Márcio Adriano Costa dos Santos, Guillermina de Melo Terra & Rosilene Agapito da Silva LLarena - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):200-211.
    Analisa as relações teóricas e empíricas entre os termos “Competência em Informação” e “Inclusão Digital”; “Competência Informacional” e “Inclusão Digital”; “Competência Crítica em Informação” e “Inclusão Digital”. De natureza básica, bibliográfica, documental, descritiva e análise de conteúdo. Para tanto, utiliza-se o método quali-quantitativo. Como resultado, afirma-se que, o principal desafio da CoInfo na conjuntura atual estar centrado nos processos de exclusão digital sistêmica em escala global, à medida que não há Sociedade da Informação sem consciência cidadã, bem como justiça epistêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Acompanhamento e promoção do desenvolvimento na Educação Infantil: algumas contribuições da Psicologia Escolar.Adinete Sousa da Costa Mezzalira & Raquel Souza Lobo Guzzo - 2011 - Revista Aletheia 35:22-35.
    Essa pesquisa investigou os fatores que estariam interferindo no acompanhamento e na promoção do desenvolvimento das crianças em uma instituição pública de Educação Infantil, bem como avaliou a opinião das educadoras acerca de uma proposta de acompanhamento do desenvolvimento infantil. A pesquisa ad..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  81
    Por um projeto político-social emancipatório – para além dos muros da academia.Iael de Souza & Cléverson Vasconcelos da Nóbrega - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):44-56.
    O artigo tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão acerca da extensão universitária, que apesar de distinta da educação e pesquisa, é apresentada como momento/movimento constitutivo dessa tríade, sendo indissociáveis. A significação de seu sentido e sua relação com a comunidade na qual está inserida justifica a necessidade de se repensar e promover atitudes que venham a estabelecer um projeto político-social emancipatório, ou seja, que construa e viabilize as condições para a emancipação humana além dos muros da academia, servindo como (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    A maricultura e a legalização das fazendas marinhas diante da urbanização nas comunidades da Praia de Fora e Enseada de Brito em Palhoça.Karina Martins Da Cruz, Francisco Henrique De Oliveira, Isa De Oliveira Rocha & Márcio Ricardo Teixeira Moreira - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):22-38.
    O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que relata a organização espacial das fazendas aquícolas no litoral central de Santa Catarina, nas comunidades da Praia de Fora e Enseada de Brito, as quais se encontram no município de Palhoça, pertencentes ao Aglomerado Urbano de Florianópolis. As características de ocupação urbana nas localidades supracitadas remontam ao século XVIII, mantendo as atividades econômicas extrativistas e rurais até a segunda metade do século XX. A partir da década de 1960/1970 verificou-se acelerado processo de construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    A exegese de Heidegger na Crítica da razão pura: finitude como pressuposto de uma antropologia filosófica.Márcio Luiz da Silva - 2021 - Con-Textos Kantianos 14:310-326.
    O objetivo do artigo consiste em analisar, a partir dos parágrafos 34 a 38 da obra Kant e o problema da metafísica e segundo a exegese heideggeriana, o sentido e pertinência da inserção da problemática antropológica anteposta às três questões fundamentais expostas na Crítica da razão pura. Heidegger converte um rol exaustivo, delimitado pelas três perguntas, em um rol exemplificado, ao colocar a indagação da antropologia filosófica como pressuposto e consequência necessária das três interrogações kantianas. Heidegger recorre ao conceito de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    O “dito” E o “escrito”.Márcio Alves da Fonseca - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):73.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  48
    Propitious occasion, nefastous occasion: time, history and political action in Rousseau.Maria das Graças de Souza - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):249-256.
    I first examine two classical images of time that can somehow be identified in the works of Rousseau, and next analyze how they function in his formulation of a theory of history. Finally, I show how such conceptions of time and history affect the question of political action. The first, more well known, is the image of time that devours everything; the second, that I will examine more thoroughly, is the image of time as occasion.Pretendo examinar duas imagens clássicas do (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles.Flávia Santos da Silva & Marcio Chaves-Tannús - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):1033-1054.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    “A gênese da ideia de tempo”, de Henri Bergson.José Paulo Maldonado de Souza & Gabriel Kafure da Rocha - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):254.
    A presente tradução refere-se à resenha de Henri Bergson ao livro de Jean-Marie Guyau, La genèse de l'idée de temps. Nesse texto, Bergson recepciona a obra de Guyau contrastando-a às suas próprias ideias em desenvolvimento sobre a temática do tempo e sua relação com a consciência e a memória.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Sade republicano. Republicanismo e sanção da lei na França Revolucionária.Maria das Graças Souza - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Examinarei aqui dois textos políticos de Sade que propõem um procedimento a ser instituído na elaboração das leis de tal modo que se possa efetivamente fazer da lei a expressão da soberania popular, como queria a constituição republicana francesa de 1793. Os textos em questão são a Adresse au roi des français, de 1791, antes da proclamação da constituição daquele mesmo ano, e Idée sur le mode de la sanction des lois, de novembro de 1792, e que, portanto, precede a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Semiótica das Afecções: uma abordagem epistemológica.Conter Marcelo Bergamin, Telles Marcio & da Silva Alexandre Rocha - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):36-48.
    O presente texto propõe uma leitura de diversas teorias do afeto pelo viés da semiótica. Partindo do preceito de que é impossível não afetar ou não ser afetado, estabelece alguns parâmetros para definir o que é afeto para dar conta das dimensões epistemo e ontológica da semiose. Com base em Espinosa, Deleuze e Guattari, ensaia dizer que há, para além de uma capacidade significante, também uma qualidade “sensacional” da semiose, aproximando a processualidade deste fenômeno às cadeias afetivas que devém de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  51
    Ocasião propícia, ocasião nefasta: tempo, história e ação política em Rousseau.Maria das Graças de Souza - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):249-256.
    Pretendo examinar duas imagens clássicas do tempo que se pode de algum modo identificar na obra de Rousseau. Em seguida analisar como operam na formulação de sua teoria da história, para, finalmente, mostrar de que modo tais concepções do tempo e da história incidem sobre a questão da ação política. A primeira, mais conhecida, é a imagem do tempo que tudo devora; a outra, que examinarei mais detidamente, é a figura do tempo como ocasião.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Teoria Contempor'nea da Guerra Justa: uma entrevista com Helen Frowe.Davi Jose de Souza da Silva - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):233-251.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Individual Freedom in the economic global market: a defense of a liberty to realize choices.Ana Luiza da Gama E. Souza - 2017 - In Proceedings of the XXIII World Congress of Philosophy. USA: Philisophy Documentation Center. pp. 57-62.
    Human life in contemporary society is extremely complex and there are various external factors that directly affect the realization in the individual ends. In this work I analyze the effects of the global market economy, manifested by a mode of production and distribution of goods and services in the form of a global network of economic relations, which involve people, transnational corporations and political and social institutions in moral sphere of people, affecting their choices and the realization of these choices. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O Cândido de Voltaire: militância e melancolia.Maria Das Graças de Souza - 2012 - Doispontos 9 (3).
    Trata-se aqui de interpretar algumas passagens do Cândido no quadro das linhas de força do iluminismo francês, que dizem respeito ao modo de conceber a atividade do filósofo, orientado pela oposição entre as figuras do "filósofo de gabinete" e o "filósofo mundano." Do meu ponto de vista, esta oposição não encerra tão somente uma tomada de posição sobre a natureza da ação do filósofo, mas diz respeito mesmo a uma concepção do que é a "boa filosofia." Ao mesmo tempo, permitirá (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Moral e espécie: Diderot e o paradoxo do homem virtuoso.Maria das Graças de Souza - 1992 - Discurso 19:7-28.
    Para Diderot, o principio que deve regular a politica é o da continuidade: entre o m aterial , o moral e o político não há ruptura ou mutação. Este princí pio perrnite pensar como tensão paradoxal, e não como contradição insolúv e l, a relaç ã o entre a tendência individual para a felicidade e as exigências da moralidade.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Semantics modulo satisfiability with applications: function representation, probabilities and game theory.Sandro Márcio da Silva Preto - 2022 - Bulletin of Symbolic Logic 28 (2):264-265.
    In the context of propositional logics, we apply semantics modulo satisfiability—a restricted semantics which comprehends only valuations that satisfy some specific set of formulas—with the aim to efficiently solve some computational tasks. Three possible such applications are developed.We begin by studying the possibility of implicitly representing rational McNaughton functions in Łukasiewicz Infinitely-valued Logic through semantics modulo satisfiability. We theoretically investigate some approaches to such representation concept, called representation modulo satisfiability, and describe a polynomial algorithm that builds representations in the newly (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  50
    encontro consigo mesmo? Percepções de brasileiros sobre sua cultura e mudanças.Simone Souza da Costa Silva, Marilice Garotti & Celina Maria Colino Magalhães - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:8.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    Materialismo e história: o caso do Barão d'Holbach.Maria das Graças De Souza - 2011 - Doispontos 8 (1).
    We aim, in the first place, to examine at what extent Holbach´s materialistic monism, as presented in his System of nature (1770), allows us to formulate an original conception of history, so that we can, secondly, ascertain whether this conception of the general course of human events could be identified in his Natural history of superstition.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Materialismo e história: o caso do Barão d'Holbach.Maria Das Graças de Souza - 2011 - Doispontos 8 (1).
    We aim, in the first place, to examine at what extent Holbach´s materialistic monism, as presented in his System of nature (1770), allows us to formulate an original conception of history, so that we can, secondly, ascertain whether this conception of the general course of human events could be identified in his Natural history of superstition.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    Thomas Samuel Kuhn3, o bioeticista”: fantasias heterônimas em busca de valores não-epistêmicos.Márcio Rojas Da Cruz & Gabriele Cornelli - 2011 - Filosofia Unisinos 12 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    Corpo e ilegalismos.Márcio Alves Da Fonseca - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  41
    La thèse complémentaire dans la trajectoire de Foucault.Márcio Alves da Fonseca & Salma Tannus Muchail - 2012 - Rue Descartes 75 (3):21.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Questões filosóficas em torno dos estudos informacionais.Carlos Robson Souza da Silva - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):35-46.
    Trata das questões filosóficas relacionadas ao estudo da informação. Tem como problema: que questões filosóficas podem ser consideradas necessárias para a reflexão e a fundamentação em torno dos estudos informacionais? É objetivo geral do trabalho: identificar as questões filosóficas que cercam os estudos de informação. Possui como objetivos específicos: a) interseccionar Filosofia e Ciência da Informação; e b) discutir possibilidades filosóficas para o estudo da informação baseado em autores da área. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, que utilizou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Homenagem à primeira geração do GEN: A amizade como um caso sério da filosofia.Ivo da Silva Jr & Márcio José Silveira Lima - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):9-12.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Os Moxihatëtë Thëpë e a Educação Matemática?Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo & Elizabeth Gomes Souza - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:421-442.
    A floresta amazônica é um espaço disputado por diferentes atores, que possuem distintas formas de entendimento e relações com a floresta. Essas diferenças se tensionam, pois se de um lado, a terra e seus seres naturais são entendidos como ‘recursos’ que podem ser explorados a partir de uma lógica privada, por outro lado, para o povo Moxihatëtë thëpë da amazônia - povo Yanomami-, os seres humanos são coabitantes da terra-floresta, entendida como um ser vivo composto de incontáveis seres vivos. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    Culturas indígenas e a ideia de nação brasileira | Indigenous cultures and the idea of a Brazilian nation.Maria de Fátima Souza da Silveira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):219-238.
    ResumoO Estado brasileiro buscou apagar a diversidade de povos e culturas que caracterizam o país por meio da imposição da ideia de uma "brasilidade homogênea". Para a historiografia “nacional” que surgia após a Independência, o início da história do Brasil significava o fim dos povos indígenas, que “foram excluídos enquanto atores históricos” e “invisibilizados pelos discursos políticos e intelectuais” até a década de 1980, momento em que emergem “como sujeitos de sua história”. Partindo do diálogo entre a historiografia indígena e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  36
    Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa biográfica. [REVIEW]Francisco das Chagas Silva Souza & Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):561-578.
    A pesquisa biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente”. Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    João de santo Tomás, redenção E escatologia.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Sergio de Souza Salles - 2016 - Synesis 8 (1):65-79.
    Que há de novo no pensamento de João como comentador de Santo Tomás de Aquino? Reconhecidamente, sua teoria do signum. Em João de Santo Tomás, a teologia da salvação, calcada em sua teoria filosófica do sinal, mostra um aprofundamento considerável de tal modo que toda a redenção humana pode ser relida pela ótica do sinal. Assim, a encarnação do Verbo, sua atividade taumatúrgica, os sacramentos, e, finalmente, a vida futura são tratados a partir do Verbo-Sinal, ao mesmo tempo como causa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Literatura, educação E alteridade - a escritura como experiência de formação.Tatielle Rita Souza da Silva - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (19):155-178.
    RESUMO O presente artigo toma como objeto de investigação a relação entre literatura e educação. Nossa posição hiante de professor-pesquisador é aquela que nos autoriza a recolher testemunhos de experiência docente, bem como extrair elementos interrogantes de ambas as margens, arriscando pensar a respeito da potência deste encontro entre “experiência estética da literatura” e “discurso pedagógico”. Alguns estudos tem nos apontado que a relação intrigante entre literatura e educação convida os protagonistas e espectadores da cena escolar cotidiana a inaugurarem outros (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Exploring self‐care practices and health beliefs among men in the context of emerging infectious diseases: Lessons from the Mpox pandemic in Brazil.Carolina da Silva Bulcão, Pedro E. G. Prates, Iago M. B. Pedrosa, Guilherme R. De Santana Santos, Layze B. de Oliveira, Jhonata de Souza Joaquim, Lilian C. G. de Almeida, Caíque J. N. Ribeiro, Glauber W. Dos Santos Silva, Felipe A. Machuca-Contreras, Anderson R. de Sousa, Isabel A. C. Mendes & Álvaro F. L. de Sousa - forthcoming - Nursing Inquiry:e12635.
    Our goal was to explore self‐care practices among men who have sex with men in the context of Mpox in Brazil. This study used qualitative research methods, including interviews and thematic analysis, to collect and analyze data from male participants across the Brazilian territory. The narratives unveil men's perspectives on self‐care, risk reduction, and health beliefs during the Mpox pandemic. Our findings highlight a multifaceted approach to self‐care among men, encompassing hygiene, physical contact management, mask usage, skin lesion vigilance, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    Diderot leitor de Sêneca: o filósofo e o tirano.Maria das Graças De Souza - 2015 - Discurso 45 (1):67-78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994